terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Dia mundial do BRAILLE - 4 de janeiro


O Inventor do Braille

Louis Braille nasceu em 4 de Janeiro de 1809 na França. Aos três anos Louis feriu-se no olho esquerdo com uma ferramenta pontiaguda. A infecção que se seguiu ao ferimento alastrou-se ao olho direito, provocando a cegueira total.
             Na tentativa de que Louis tivesse uma vida o mais normal possível, foi matriculado na escola local. Louis tinha enorme facilidade em aprender o que ouvia e com 10 anos de idade, Louis ganhou uma bolsa do Institut Royal des Jeunes Aveugles de Paris (Instituto Real de Jovens Cegos de Paris).
Em 1821, quando Louis Braille tinha somente 12 anos, Charles Barbier, capitão reformado da artilharia francesa, visitou o instituto onde apresentou um sistema de comunicação chamado de escrita nocturna. Tratava-se de um método de comunicação táctil que usava pontos em relevo dispostos num rectângulo com seis pontos de altura por dois de largura e que tinha aplicações práticas no campo de batalha, quando era necessário ler mensagens sem usar a luz que poderia revelar posições. A escrita nocturna baseava-se numa tabela de trinta e seis quadrados, cada quadrado representando um som básico da linguagem humana. Esta ideia de usar um código para representar palavras em forma fonética foi introduzido no Instituto.
Louis Braille dedicou-se de forma entusiástica ao método e passou a efectuar algumas melhorias. Assim, nos dois anos seguintes, Braille esforçou-se em simplificar o código. Ainda jovem, ele mesmo começou a ensinar no instituto e, em 1829, publicou o seu método exclusivo de comunicação que hoje tem o seu nome. Excepto algumas pequenas melhorias, o sistema permanece basicamente o mesmo até hoje.
Apesar de tudo, levou tempo até essa inovação ser aceite. No instituto, o novo código só foi adotado oficialmente em 1854, dois anos após a morte de Braille, provocada pela tuberculose em 6 de Janeiro de 1852, com apenas 43 anos.
         Na França, a invenção de Louis Braille foi finalmente reconhecida pelo Estado. Em 1952, seu corpo foi transferido para Paris, onde repousa no Panthéon.

- Resumido e adaptado da Wikipedia -

Sem comentários:

Enviar um comentário