segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

"Z Rizdvom Krystovym!” - Feliz Natal!

Uma das celebrações mais importantes da Ucrânia, incluídas no calendário dos feriados religiosos, é sem dúvida o Natal, comemorado a 7 de Janeiro
Na véspera de Natal(6 de Janeiro) é chamada Svitoi-Vetchir (noite santa). Neste dia, os ucranianos dedicam-se somente à preparação da Ceia de Natal.
Muitos são os pratos que compõem a mesa festiva, confeccionados à base de vegetais, frutas, peixe, gorduras e cogumelos. Exemplos disso são os pratos típicos: o borstch, o varenyky, o golobtsi e muitos outros.
O primeiro prato a ser servido é o kutiá. É feito com dois ingredientes de extrema importância: o trigo, que simboliza a eternidade e a riqueza, e o mel, a felicidade. Antigamente, havia uma tradição ligada ao kutiá, que era o costume de lançar uma colherada de kutiá ao tecto: se ele ficasse colado, o ano seria próspero.
Na mesa festiva, encontram-se doze pratos diferentes, que simbolizam os doze apóstolos de Jesus Cristo ou que, em épocas pagãs, representavam os doze meses do ano. No centro da mesa, é colocado o kolatch, um género de pão doce. Nalgumas regiões, este pão é entrelaçado, constituído por três pães em círculo, colocados uns sobre os outros, com uma vela no centro. Simbolizam a Trindade e a sua forma circular significa a eternidade. A vela, por sua vez, exprime que Jesus é a luz do mundo.
Nalgumas regiões, a mesa também é decorada com o didukh, um pequeno feixe de trigo, centeio ou aveia, decorado de forma especial, como símbolo de prosperidade, que é colocado na cabeceira da mesa. A Ceia começa quando aparece a primeira estrela no céu, o que significa que Jesus nasceu .
Após a Ceia, a mesa é deixada com o resto dos alimentos e coberta com uma toalha branca até à manhã de Natal. Este ritual serve para homenagear os antepassados que, segundo a crença, devem ser lembrados nesta noite. Os pratos devem ser saboreados, mas nunca ingeridos até ao fim, pois, segundo a tradição, aqueles que já faleceram regressam para a Ceia.
Por todo o país também podem ser ouvidas as canções populares mais antigas da Ucrânia, as Koliadkas e Stchedrivkas, que podem abordar diversos temas, sendo dedicadas à família, à história, aos reis, etc. Na véspera de Natal, após a Ceia, a família reúne-se e canta Koliadkas e Stchedrivkas que têm subjacentes temas religiosos, como o nascimento de Jesus. No dia de Natal, as crianças e os jovens andam de casa em casa e, antes de entrarem, cantam Koliadkas e Stchedrivkas e encenam pequenas representações teatrais que se chamam Vertep.
Sviata Vechera ou Santa Ceia é a principal tradição  dessa bela véspera de Natal ucraniana em todos os lares. Outra bela tradição é a toalha com motivos que lembram a manjedoura, tendo ‘as vezes mesmo um arranjo com feno. Uma noite de Belém.

Albina 9º Ano

Sem comentários:

Enviar um comentário